quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Uso e preservação da água

Em termos gerais, os usos da água abarcam as atividades humanas em seu conjunto. Neste sentido, a água pode servir para consumo ou como insumo em algum processo produtivo.
A disponibilidade do recurso é cada vez menor, por um lado, porque deve ser compartilhado por atividades distintas e por outro, porque não é utilizado racionalmente. Assim, por exemplo, a indústria e a mineração utilizam tecnologias que demandam grandes quantidades de água, e em conseqüência geram grandes quantidades de água residual que são devolvidas às fontes de água sem tratamento prévio.
No caso da agricultura, a demanda da água também é muito grande, especialmente nos lugares onde as chuvas não são constantes. Além disso, utilizam sistemas de irrigação que desperdiçam enormes volumes de água. Os fertilizantes químicos e agrotóxicos também contribuem para a contaminação dos cursos de água.
Finalmente, a água para consumo humano, que é captada de fontes superficiais e subterrâneas, é cada vez mais procurada pelas populações, mas cada dia está mais escassa e cara.
Sugestões
Usar racionalmente a água no ambiente doméstico, não desperdiçá-la nem deixar que se contamine. Recordar que muitas famílias não contam com um bom serviço de água.
Contribuir na promoção do uso eficiente da água na agricultura e geração de energia elétrica e implantar uma efetiva proteção e recuperação do recurso água para que o setor de saneamento possa contar com águas de melhor qualidade e em maior volume.
Tomar consciência de que a água é um recurso finito que deve ser aproveitado adequadamente e uma vez utilizado, deve ser reposto em condições similares.
A água é utilizada para:
Consumo doméstico.
Atividades comerciais.
Criação de animais.
Atividades pecuárias e agrícolas.
Produção industrial.
Geração de energia hidroelétrica.
Mineração e exploração de petróleo.
Transporte em geral.
Fins recreativos
Água consciência e preservação
Não é nenhuma novidade para nós que a água do planeta está correndo um sério risco. Os diversos fatores, protagonistas para esse problema foram executados por quem mais deveria protegê-lo: O homem. Os desperdícios, a poluição dos rios, as agressões à camada de ozônio vêem destruindo o recurso mais importante para a nossa sobrevivência.
Tais agressões foram de efeito tão negativo que para consertar levaria o dobro do tempo gasto no processo de destruição.  Mas, nem tudo está perdido. A solução que nos resta é a que deveria ter sido seguida desde as primeiras civilizações: A preservação. A responsabilidade é de todos nós seres humanos promover um ambiente equilibrado e assegurar uma vida saudável no meio em que vivemos.
Como podemos ajudar?

A preservação não só da água, mas de todo o meio ambiente depende de uma reavaliação de nossos hábitos. Abaixo, seguem algumas dicas importantíssimas para a preservação da água:

Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou ensaboar a louça;
Lavar calçadas e veículos com baldes de água ;
Apertar o botão de descarga por, no máximo cinco segundos;
Não trocar a água da piscina. Hoje em dia existem tratamentos que dispensam este procedimento.
Reutilizar a água de sua casa, sempre que for possível;
Verifique se não há vazamentos em torneiras ou canos de sua casa;
Preste atenção se hidrômetro (medidor de água) está funcionando corretamente.
Fechar o chuveiro enquanto o corpo é ensaboado;


A palavra chave é economizar, pois cada vez que economizamos garantimos mais um ponto a favor na luta para que o planeta água não 'evapore'.
A preservação da água não é só uma questão de bom senso, é uma questão de sobrevivência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário